OvarVálega

Concerto na Igreja Matriz de Válega

Maio é o mês de Maria, uma devoção tradicional dedicada à Mãe de Cristo. O Município de Ovar, desde há alguns anos, também associou o mês de Maio como “Maio do Azulejo” com um programa vasto que vai de exposições, a caminhadas, a oficina de pinturas em azulejos, passeio fotográfico e concertos musicais. Sendo Ovar, uma referência na arte da azulejaria, a Igreja Matriz de Válega não podia ficar de fora deste vasto programa.

Assinalando o Dia Nacional do Azulejo, a Igreja Matriz de Válega foi palco de um concerto musical com Rita Red Shoes e Bruno Santos. A artista, de nome Rita Pereira, nasceu a 10 de julho de 1981, em Loures.  Cantora, compositora e multi-instrumentista, tem actuado em vários palcos, de que se destacam, o Festival South By Southwest (EUA) e também pela Holanda, Suécia e França. Por cá, conta com inúmeros projetos, quer em bandas sonoras, quer colaborando com Atomic Bees, Photographs, Rebel Red Dog, David Fonseca etc.

O concerto na Igreja Matriz de Válega é mais um, mas como a própria disse “Que sitio maravilhoso”. “Sinto me bem cá dentro” tornando este concerto especial para quem assistiu presencialmente quer através das plataformas digitais.

O Programa «Maio do Azulejo 2021» integra também o concerto da conceituada Gisela João, que irá cantar na Praça da República, no dia 30 de Maio, a partir das 19 horas. Referência ainda para o espectáculo de Jorge Fernando, do grupo “Segue-me à Janela”, entre outras actuações. No dia 30, volta a decorrer uma visita guiada à “Rua do Azulejo”, que contará com uma especialista em língua gestual. As propostas não ficam por aqui e um conjunto de artistas ligados às Artes e Design apresentam diversas Oficinas, cujos temas em destaque são, “Ilustração em Azulejo de figura avulsa”, “Moldes Cerâmicos” e “Imprime o teu quadro (Serigrafia)”. Haverá ainda um Raide Fotográfico por São João de Ovar, cujo tema é o azulejo.

Está patente ao público na Galeria do Centro de Arte de Ovar, a exposição “À Margem de Certa Maneira” de Manuela Pimentel. que poderá ser apreciada até 25 de Junho. Estiveram presentes na cerimónia de inauguração, o presidente e o vereador da Cultura da Câmara Municipal de Ovar, Salvador Malheiro e Alexandre Rosas.