Válega

Festas de Nossa Senhora do Amparo

Milhares de pessoas gostaram do que viram 

Os festejos em honra de Nossa Senhora do Amparo, Padroeira de Válega, regressaram após dois anos de interregno devido à Pandemia. A Comissão de Festas apresentou um programa diversificado, com um conjunto de tradições inerentes a Válega e seis dias repletos de diversão, delineado para ser concretizado em 2020.  Os espectáculos de Zé Amaro e Sons do Minho, a majestosa procissão realizada na tarde do dia 15 e as duas sessões de fogo de artificio de quinze minutos cada, foram os  momentos mais marcantes das festividades que atraíram alguns milhares de pessoas.

Em termos de tradições, o programa começou com uma actividade que se vem perdendo no tempo, a memória da Apanha das Camarinhas que ocorreu junto do complexo desportivo do Sargaçal. Outra actividade tradicional foram os Quadros Vivos inseridos no projeto “Saberes e Sabores”, em que estiveram em evidência, os carpinteiros, o fabrico da Telha da Regedoura, as pipas para a conservação do vinho e a prensa para espremer o bagaço, a saleta de costura, uma Cozinha Tradicional, etc.

A Procissão das Velas, com os diversos andores das capelas da paróquia fez o percurso entre a capela de São Gonçalo e a Igreja matriz, a majestosa procissão, na tarde do dia 15, que englobou a Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Ovar,  a Banda Sinfónica de Ovar, os presidentes da Assembleia e Câmara Municipal de Ovar, Pedro Braga da Cruz e Salvador Malheiro, a vereadora e filha desta terra, Ana Cunha, e o executivo da Junta de Freguesia de Válega, representado pelo presidente Raul Teixeira e pela secretária Ana Costa.

O programa contou também com a participação do cantor Luís Filipe Reis, dos cantares ao desafio, com Pedro Cachadinha e Deolinda, os grupos musicais “Tekos” e “Ivason”, o concerto com a Banda Sinfónica de Ovar, o espetáculo “Ressurgir” e a atuação de um DJ, durante duas noites. Milhares de pessoas visitaram Válega, durante os seis dias de festejos, devido  ao versátil programa e  à excelente iluminação proporcionada pela empresa valeguense “Nuvem Luminosa”, administrada por Albano Ferreira “Padaxa” e pelos respectivos funcionários, que se esmeraram na iluminação da igreja matriz, do monumento a Nossa Senhora do Amparo e inclusive no monumento ao Senhor dos Aflitos, facto que já não ocorria há bastantes anos. Está de parabéns a briosa Comissão de Festas, constituída por Filipe Pires, Nicolau Cunha, António  Pereira, Manuel Pinho, Carlos Resende, Eduardo Oliveira, António Resende e Albino Pinho, pelo empenho e dedicação que demonstraram e pelo espectacular programa que apresentaram. A Comissão de Festas referiu ao Jornal de Válega que os festejos “Correram maravilhosamente bem. Esteve muito público. Atingiu as nossas expectativas”. Pelo que nos foi possível apurar, ainda não existe Comissão de Festas para o próximo ano. “Estamos a ver se aparece alguém”. No entanto, os membros da Comissão actual garantiram que “sem fazer não há-de ficar”. 

Fotos: © A. Dias