Ovar

Orçamento Participativo Com Muitas Novidades

A Sessão de Esclarecimento do Orçamento Participativo (OP) da Câmara Municipal de Ovar teve lugar no auditório da Junta de Freguesia de Válega, a 27 de Setembro. Contou com a participação do vereador Rúben Ferreira, do seu colega Emanuel Bandeira e do presidente do executivo valeguense Raul Teixeira, que deram a conhecer as principais novidades do OP, que, segundo Rúben Ferreira. visa “a total transparência no processo”. A partir de agora, não é possível a apresentação de propostas para aquisição de carrinhas ou outro tipo de equipamentos para as instituições, tendo o vereador destacado que “duplas formas de apoio não fazem sentido”, embora admita que as associações “são a força motriz do nosso concelho”. As principais novidades do regulamento do OP centram-se no facto de todas as propostas poderem chegar à fase seguinte, na existência de três `formas de votação, a existência da Ideia de Freguesia e Ideia Municipal, sendo que as propostas para esta última situação, podem ser apresentadas em qualquer Sessão de Ideias e um voto corresponde a um voto e meio.

Rúben Ferreira disse que “este novo regulamento está muito mais preparado para o futuro”. Emanuel Bandeira referiu que os munícipes “propõem ideias para melhorar aspetos do município”.  A Câmara Municipal de Ovar disponibilizou 100 mil euros, havendo duas propostas vencedoras de 50 mil euros cada. As três formas de votação são através de SMS, Meios Digitais e pelo site: op.cm-ovar.pt.

A Comissão Técnica é composta pelo presidente da CMO, um vereador, três técnicos, um vereador em regime de não permanência e um representante político com assento na Assembleia Municipal. O dia de Apresentação de Ideias em Válega ocorre a 18 de Outubro, pelas 21h30. A fase de votação decorre de 11de Dezembro a 31de Janeiro de 2024, sendo que a Votação Presencial em Válega tem lugar a 10 de Janeiro. A divulgação definitiva de resultados ocorre a 22 de Fevereiro de 2024