Válega

509 Anos Do Foral Manuelino De Pereira Jusã

As comemorações dos 509 anos do Foral Manuelino, levadas a cabo pela Junta de Freguesia de Válega atraíram à Praça da Câmara Municipal de Pereira Jusã, algumas centenas de pessoas, entre as quais o vereador da cultura da Câmara Municipal de Ovar, Alexandre Rosas, os elementos do Executivo Junta de Freguesia de Válega e membros da Assembleia de Freguesia.

A Companhia Vareira e o V Kids actuaram neste local, proporcionando belos momentos de danças medievais. Seguiu-se a leitura do Excerto da Carta de Foral, pela jovem atriz valeguense Margarida Martins, que integra o elenco da Contacto (Companhia Água Corrente de Ovar).

No espaço da Casa da Família Carvalho, foi a vez de um grupo de elementos da Associação Amigos do Antigo Conselho de Pereira Jusã deliciarem o público com a recriação da peça teatral “Sarilhos em Pereira Jusã”, que retratou o modo de vida da época, as conversas na taberna e a agricultura que era o principal sustento da família. Pelo meio, surge um conjunto de situações, que provocaram nas pessoas algumas gargalhadas.

O grupo de gaitas de foles e tambores de Santa Maria também alegrou o serão do dia 2 de Junho e, pouco depois, a presidente da Associação Amigos do Antigo Concelho de Pereira Jusã, Celeste Lopes, agradeceu a cedência do espaço por parte da Família Carvalho e dizendo que “neste dia vivemos mais uma lição de História, tendo apelado às entidades presentes para “a preservação do nosso património”.

Raul Teixeira enalteceu o trabalho dos Amigos de Pereira Jusã e adiantou que o concelho de Ovar progrediu a partir daqui e disse a propósito que “este lugar tem uma grande carga histórica». Alexandre Rosas respondeu que “não é possível a Câmara Municipal adquirir e preservar todos os locais históricos” atendendo ao momento actual, “Sabemos que a nossa terra é uma terra de história. Este é um momento de festa, origem da nossa comunidade”.

No final, a Câmara Municipal de Ovar ofereceu uma lembrança à Associação Amigos do Antigo Concelho de Pereira Jusã. Um Repasto Medieval fez também parte da comemoração dos 509 anos do Foral Manuelino de Pereira Jusã.

Foto: A.Dias